SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
"Avestruz"
Mário Prata (6º ano)1ª Etapa:
Antes da apresentação do texto, ativação dos conhecimentos prévios:
- Você conhece um avestruz?
- Alguém já viu?
- Como você imagina que seja?
- Sabe como é?
- Descreva como é.
- O que significa a expressão: “ter um estômago de avestruz?”
· Apresentação do título
·
O
que podemos esperar de um texto com esse nome?
·
Quais
os motivos que levam uma pessoa a querer ter um animal desses?
Apresentação do
autor do texto, contexto histórico e se possível contexto de produção.
Levantamento de hipóteses:
- Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não?
- O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?
- Você pode imaginar o cenário?
Antes
da leitura;
-
Iniciando com apresentação do título em uma roda de conversa sobre expectativas
do texto;
-
Apresentação do texto impresso;
-
Leitura silenciosa dos alunos;
-
Leitura do professor;
Durante
a leitura, retomar as hipóteses (antecipações) levantadas para verificar se
elas foram ou não confirmadas.
4ª Etapa:
Levantamento de vocabulário
- Procurar palavras desconhecidas no dicionário
5ª Etapa
Produção de inferência:
- Por que o autor usou os termos “menopausa”, “TPM” e “gigolô” no texto.
- O que poderia ter levado o menino gostar e querer criar em casa animais tão distantes da realidade urbana?
- Por que o menino só muda de ideia quando passa conhecer os hábitos alimentares do bicho?
- Por que não seria adequado criar um avestruz no apartamento?
6ª Etapa
Os alunos irão ilustrar a história de acordo com as interpretações feitas durante a leitura.
7ª Etapa
Elaboração de texto
Pedir aos alunos que produzam um pequeno texto apontando seus comentários pessoais, impressões, expectativas e outras possibilidades de finalização para a história, lembrando as perguntas da pré leitura , se ele acha que seria possível criar um avestruz dentro de um apartamento em São Paulo. (elaboração de apreciações relativas a valores éticos).
- Socialização das Produções.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
“PAUSA” de Moacir ScliarPúblico alvo: 8º ano
ANTECIPAÇÃO
ANTES DA LEITURA
Apresentação do titulo
- Qual o significado da palavra pausa?
- Pesquisa em dicionário
- O que podemos esperar de um texto com esse nome?
- Quais os motivos que levam uma pessoa a querer dar uma pausa em sua vida?
- Apresentação do autor: contexto histórico.
- Conceito de conto e suas características.
LEITURA
Entrega de uma parte do texto “Pausa” de Moacyr Sciliar até ...”Fechou a porta a chave”. LEITURA E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Levantamento de hipóteses do final do conto pelos alunos e em duplas produzir um novo final para a história.
Socialização das produções, corrigir e fazer a devolutiva.
DURANTE A LEITURA
Apresentação do texto original.
Fazer a leitura compartilhada.
Trabalhar o vocabulário desconhecido (dicionário) Ex: tripé, carcomido, cenho, etc. PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS
DEPOIS DA LEITURA
Fazer algumas perguntas específicas sobre o texto:
- que relação há entre o título, o lugar onde ocorre a maioria dos fatos e o tempo em que acontece a história
- Como era o relacionamento de Samuel com a esposa?
- O que o autor quis dizer com "antes que voltasse a carga..."?
- Como eram os sonhos de Samuel? Por quê?
- Por que Samuel não se apresentava com seu nome verdadeiro?
Promover um debate questionando as impressões que o texto causou nos alunos, o que acharam sobre o final, e se preferem a versão original ou a criada por eles.
Os alunos farão um teatro baseado no texto.
INTERTEXTUALIDADE
- Filme "Click”, em que a personagem principal procura uma maneira de conciliar sua carreira exigente e tempo para sua esposa.
- Musica 'Cotidiano" de Chico Buarque"
- Comparar os protagonistas dos três textos.
- Em que a letra da musica assemelha com o tema do conto?
- As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes com relação à rotina?
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
Meu Primeiro Beijo de Antonio Barreto (9 º ano)
1ª Etapa:
Antes da leitura
Iniciando com
apresentação do título em uma roda de conversa sobre expectativas do texto.
Lançar questões
sobre:
Em que
idade frequentemente acontece o primeiro beijo?
Será que sempre
foi assim? Com qual idade provavelmente seus avós tiveram o primeiro beijo?
E o seu primeiro
Beijo?Já aconteceu? Foi como você esperava?
Apresentar o
autor e o contexto de produção.
2ª Etapa:
Ouvir a leitura
feita pelo professor
Com o texto
impresso em mãos, buscar o esclarecimento das palavras desconhecidas, a partir
de inferências ou consulta a dicionário.
3ª Etapa:
Quem é o
narrador da história?
Quais os
personagens da história?
Onde se passa a
história?
Você gostou do
texto? Por quê?
O texto trouxe
novas informações para você?
Despertou algum
sentimento?
Ampliou seu
conhecimento de mundo sobre o "assunto beijo"?
4ª Etapa:
Buscar
informações no texto:
A)Quais são os
apelidos do menino e porque você acha que ele os recebeu?
B)Explique as
expressões:
- “Estávamos virgens no assunto, e morrendo de medo”
- Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo ...”
- as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando isso.”
- “já tínhamos transposto”
5 ª Etapa:
Na sala de informática,
fazer algumas pesquisas sobre o tema beijo, entre elas:
- http://www.beloamor.com.br/o-significado-do-beijo-em-algumas-culturas
- A ciência do beijo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo
- http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo
6ª Etapa:
Intertextualidade
entre os dois contos;
- Onde se passa a história de Clarice Lispector ?
- O que Antonio Barreto quis dizer com a passagem "...Normal. Que nem meu primeiro beijo."
Parabéns! As atividades estão ótimas!
ResponderExcluirUma outra interessante atividade:
ResponderExcluirSituação de Aprendizagem
Aulas previstas: de 06 a 08 aulas
Conteúdo: Elementos da narrativa, gênero crônica e descrição
1 Etapa:
Apresentação do Gênero Crônica:
Recapitular os elementos da narrativa;
Ler uma Crônica: “Comunicação” De Luís Fernando Veríssimo;
Apresentar as características do gênero Crônica.
Apresentação do livro: Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo.
Comentar sobre a descrição de objetos “corriqueiros” sob outra perspectiva, como foi descrito na crônica acima citada.
2 Etapa:
Entregar aos alunos o texto “No Aeroporto”, recortado em filipetas e pedir para que coloquem em ordem.
Observação: O texto será entregue sem o título, pois será pedido para que os alunos o nomeiem após a colagem do texto.
A versão original será mostrada em Power Point para toda a sala.
Discussão sobre o título e ordem do texto.
3 Etapa:
Produção textual coletiva: sobre a descrição de um objeto corriqueira. Ex: Trata-se de uma fruta comum no Brasil. Quando sua casca é lançada ao chão pode causar muitos danos. Faz muito bem á nossa saúde e a saúde dos animais.....Desfecho: Trata-se da Banana.
Produção individual: Crônica que produza surpresa ao final, por meio de uma descrição.
Olá, lendo as sequencias didáticas, achei super legal, parabéns!!!!
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