Sugestões de Atividades



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  1
"Avestruz"    Mário Prata  (6º ano)

1ª Etapa:
Antes da apresentação do texto, ativação dos conhecimentos prévios:
  • Você conhece um avestruz?
  • Alguém já viu?
  • Como você imagina que seja?
  • Sabe como é?
  • Descreva como é.
  •  O que significa a expressão: “ter um estômago de avestruz?”
·     Apresentação do título
·         O que podemos esperar de um texto com esse nome?
·         Quais os motivos que levam uma pessoa a querer ter um animal desses?
Apresentação do autor do texto, contexto histórico e se possível contexto de produção.

2ª Etapa:
Levantamento de hipóteses:
  • Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não?
  • O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?
  • Você pode imaginar o cenário?
3ª Etapa
Antes da leitura;
- Iniciando com apresentação do título em uma roda de conversa sobre expectativas do texto;
- Apresentação do texto impresso;
- Leitura silenciosa dos alunos;
- Leitura do professor;

Durante a leitura, retomar as hipóteses (antecipações) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.

4ª Etapa:
 Levantamento de vocabulário
  • Procurar palavras desconhecidas no dicionário

5ª Etapa
Produção de inferência:
  • Por que o autor usou os termos “menopausa”, “TPM” e “gigolô” no texto.
  • O que poderia ter levado o menino gostar e querer criar em casa animais tão distantes da realidade urbana?
  •  Por que o menino só muda de ideia quando passa conhecer os hábitos alimentares do bicho?
  • Por que não seria adequado criar um avestruz no apartamento?
 
6ª Etapa
Os alunos irão ilustrar a história de acordo com as interpretações feitas durante a leitura.

7ª Etapa
Elaboração de texto
Pedir aos alunos que produzam um pequeno texto apontando seus comentários pessoais, impressões, expectativas e outras possibilidades de finalização para a história, lembrando as perguntas da pré  leitura  , se ele acha que seria possível criar um avestruz dentro de um apartamento em São Paulo. (elaboração de apreciações relativas a valores éticos).

- Socialização das Produções.





SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
 “PAUSA” de Moacir Scliar
Público alvo:  8º ano

ANTECIPAÇÃO
ANTES DA LEITURA     
Apresentação do titulo
  • Qual o significado da palavra pausa?
  • Pesquisa em dicionário
  • O que podemos esperar de um texto com esse nome?
  • Quais os motivos que levam uma pessoa a querer dar uma pausa em sua vida?
  • Apresentação do autor: contexto histórico.
  • Conceito de conto e suas características.

LEITURA
Entrega de uma parte do texto “Pausa” de Moacyr Sciliar até ...”Fechou a porta a chave”. LEITURA E LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Levantamento de hipóteses do final do conto pelos alunos e em duplas produzir um novo final para a história.
Socialização das produções, corrigir e fazer a devolutiva.
 DURANTE A LEITURA
Apresentação do texto original.
Fazer a leitura compartilhada.
Trabalhar o vocabulário desconhecido (dicionário) Ex: tripé, carcomido, cenho, etc. PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS

DEPOIS DA LEITURA
Fazer algumas perguntas específicas  sobre o texto:
  • que relação há entre o título, o lugar onde ocorre a maioria dos fatos e o tempo em que acontece a história
    • Como era o relacionamento de Samuel com a esposa?
    • O que o autor quis dizer com "antes que voltasse a carga..."?
    • Como eram os sonhos de Samuel? Por quê?
    • Por que Samuel não se apresentava com seu nome verdadeiro?

Promover um debate questionando as impressões que o texto causou nos alunos, o que acharam sobre o final, e se preferem a versão original ou a criada por eles.
Os alunos farão um teatro baseado no texto.
INTERTEXTUALIDADE
  • Filme "Click”, em que  a personagem principal  procura uma maneira de conciliar sua carreira exigente e tempo para sua esposa.
  • Musica 'Cotidiano" de Chico Buarque"
  •  Comparar os protagonistas dos três textos.
  • Em que a letra da musica assemelha com o tema do conto?
  •  As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes  com relação à rotina?




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
Meu  Primeiro Beijo de Antonio Barreto  (9 º ano)
1ª Etapa:
Antes da leitura
Iniciando com apresentação do título em uma roda de conversa sobre expectativas do texto.
Lançar questões sobre:
 Em que idade frequentemente acontece o primeiro beijo?
Será que sempre foi assim? Com qual idade provavelmente seus avós tiveram o primeiro beijo?
E o seu primeiro Beijo?Já aconteceu? Foi como você esperava? 
Apresentar o autor e o contexto de produção. 

2ª Etapa:
Ouvir a leitura feita pelo professor
Com o texto impresso em mãos, buscar o esclarecimento das palavras desconhecidas, a partir de inferências ou consulta a dicionário.

 3ª  Etapa:
 Quem é o narrador da história?
Quais os personagens da história?
Onde se passa a história?
Você gostou do texto? Por quê?
O texto trouxe novas informações para você?
Despertou algum sentimento?
Ampliou seu conhecimento de mundo sobre o "assunto beijo"?

4ª Etapa:
Buscar informações no texto:
A)Quais são os apelidos do menino e porque você acha que ele  os recebeu?
B)Explique as expressões:
  • “Estávamos virgens no assunto, e morrendo de medo”
  • Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo ...”
  • as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram ... e foi ficando isso.”
  • “já tínhamos transposto
5 ª Etapa:
Na sala de informática, fazer algumas pesquisas sobre o tema  beijo, entre elas:
  • http://www.beloamor.com.br/o-significado-do-beijo-em-algumas-culturas
  • A ciência do beijo. Disponível em:  http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo
  • http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-do-beijo
6ª Etapa:
Intertextualidade entre os dois contos;
  • Onde se passa a história de Clarice Lispector ?
  • O que Antonio Barreto quis dizer com a passagem "...Normal. Que nem meu primeiro beijo."



3 comentários:

  1. Parabéns! As atividades estão ótimas!

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  2. GIÓRGIO GIUSEPPE TERZI18 de junho de 2013 03:46

    Uma outra interessante atividade:
    Situação de Aprendizagem
    Aulas previstas: de 06 a 08 aulas
    Conteúdo: Elementos da narrativa, gênero crônica e descrição
    1 Etapa:
    Apresentação do Gênero Crônica:
    Recapitular os elementos da narrativa;
    Ler uma Crônica: “Comunicação” De Luís Fernando Veríssimo;
    Apresentar as características do gênero Crônica.
    Apresentação do livro: Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo.
    Comentar sobre a descrição de objetos “corriqueiros” sob outra perspectiva, como foi descrito na crônica acima citada.

    2 Etapa:
    Entregar aos alunos o texto “No Aeroporto”, recortado em filipetas e pedir para que coloquem em ordem.
    Observação: O texto será entregue sem o título, pois será pedido para que os alunos o nomeiem após a colagem do texto.

    A versão original será mostrada em Power Point para toda a sala.
    Discussão sobre o título e ordem do texto.

    3 Etapa:
    Produção textual coletiva: sobre a descrição de um objeto corriqueira. Ex: Trata-se de uma fruta comum no Brasil. Quando sua casca é lançada ao chão pode causar muitos danos. Faz muito bem á nossa saúde e a saúde dos animais.....Desfecho: Trata-se da Banana.

    Produção individual: Crônica que produza surpresa ao final, por meio de uma descrição.

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  3. Olá, lendo as sequencias didáticas, achei super legal, parabéns!!!!

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